Vinho e Pressão Arterial
A relação da ingestão moderada de bebidas alcoólicas (inclusive vinho), com a Pressão Arterial não está definitivamente esclarecida.
Existem muitos estudos, alguns contraditórios.
Não há dúvidas que o consumo aumentado de álcool (50 g ou mais por dia, que equivalem a mais de 5 copos de vinho) aumentam a Pressão Arterial.
Estudos feitos em várias partes do mundo sugerem que a ingestão moderada de bebidas alcoólicas (até 30 g de álcool ou 3 copos de vinho por dia) baixem a Pressão Arterial, tanto a Sistólica (máxima) como a Diastólica (mínima).
Um estudo feito no Brasil pelo Dr Moura, da UERJ, encontrou num polifenol do vinho, oriundo da casca da uva, uma ação vasodilatadora. Isso reduz a Pressão Arterial. Desse modo, o vinho bebido moderada e regularmente, junto às refeições, teria uma ação anti-hipertensiva maior que as outras bebidas alcoólicas.
Neste estudo feito pelo professor Moura, com ratos, ele encontrou um efeito hipotensor nas variedades de uva Vitis labrusca (usadas para fazer vinhos comuns, ex: Isabel, Bordô...), maior que nas variedades Vitis vinifera (usadas para fazer vinhos finos ex: Cabernet Sauvignon, Merlot...).


